A máscara do Senado Federal cai diante do público brasileiro, e torna-se alvo de críticas por manter políticos com denúncias graves, revelando à população sua verdadeira face. Os escândalos se multiplicam com a chegada das eleições. A mansão do ex-diretor da Casa, que não declarava à Receita Federal o valor estimado de cinco milhões de reais, foi um deles, era claramente incompatível com seu salário entre outros. Até chegar ao ex-presidente e atual presidente do Senado José Sarney ,que virou o símbolo dos escândalos e do atraso na vida política do país.
O problema não é o Senado, mas sim o que nele se faz, diz Acimar Antão, estudante de jornalismo. Ele declara que não se assusta com tanta roubalheira no senado. Para o estudante, existem muitas trocas de favores entre os políticos. Ele conclui que suborno no Brasil sempre acaba em pizza.
Já Jane Eloísa, assessora de comunicação, afirma que o presidente Lula está muito acomodado com a situação do senado."É preciso tomar providências mais rígidas e punir os culpados e não apenas fechar os olhos e fingir que não tem nada a ver com a história".
Há muitos anos o senado deixou de ser o espaço público dos estados e municípios. O presidente e o Ministério da Fazenda invadiram suas competências e passaram a decidir, como se o Senado fossem deles. Os governadores e prefeitos deixaram de ir ao Senado defender os interesses de suas unidades federadas. Pelo artigo 52 da Constituição Federal, cabe privativamente ao Senado aprovar por voto secreto a nominação de magistrados, ministros do TCU, diretoria do Banco Central, procurador-geral da República e embaixadores. Poderes privativos que não são - de fato - exercidos. Os nomes submetidos pelo presidente ao Senado são apenas referendados. Quando o presidente escolhe um nome, a imprensa registra, como designado. O Senado se tornou uma poderosa Câmara de Deputados. É este poder, com 16% dos parlamentares federais, que interessa ao Executivo. Mais fácil negociar seus interesses ampliando seu poder e produzindo a certeza de que nem a Constituição nem poder algum pairam por cima dela.
Leia mais:
Protesto para tirar Sarney da Presidência
Nenhum comentário:
Postar um comentário